INSTITUCIONAL

A 20ª Subseção da OAB/MG foi instalada no Município em 14 de Setembro de 1932, desde então, conforme o mister da Ordem dos Advogados do Brasil, mantém-se como instituição distante dos embates político-partidários, contudo, empenha-se na defesa da Constituição, da ordem jurídica, dos direitos humanos, pugnando sempre pela justiça social, eficaz aplicação das leis e célere administração da Justiça.

Desenvolve, de forma ampla, sua missão cultural e social prevista no estatuto, nutrindo comissões permanentes que visam manter esforços ininterruptos para alcançar os objetivos institucionais da OAB/MG.

Na 20ª Subseção identificam-se as comissões permanentes de Direitos Humanos; Meio Ambiente; Jovem; Mulher; Assuntos Penitenciários; Exame de Ordem; Defesa, Assistência e Prerrogativas Profissionais; Esportes; Consumidor; além ainda da instituição da Ouvidoria da OAB, todas realizadoras da mais diversa gama de eventos e atividades jurídica, garantindo a representação e atuação da instituição nas áreas de interesse.

Assim como a própria OAB, a 20ª Subseção jamais deixou de lado os projetos voltados a promoção da dignidade da pessoa humana, a preocupação com o bem estar social e a defesa dos direitos humanos, estabelecendo parcerias, organizando campanhas e ações voltadas para a comunidade.

Possui também uma operante Delegacia da Caixa de Assistência dos Advogados, com vistas a facilitar o acesso dos inscritos na Subseção às benesses que a Caixa tem por dever promover aos advogados e, diga-se de passagem, o faz muito bem.

A presença de um núcleo da ESA (Escola Superior de Advocacia OAB/MG) nesta subseccional também merece destaque, uma vez que possui como missão a educação continuada e de qualidade para o aprimoramento cultural e atualização profissional da Advocacia Mineira, utilizando-se de todos os meios didáticos e tecnológicos disponíveis, objetivando a inclusão de um número cada vez maior de operadores do direito no processo de atualização profissional e capacitação.

Enfim, durante as mais de sete décadas de existência, desenvolveu-se um árduo e contínuo trabalho desta Subseção na defesa das prerrogativas dos Advogados, cuja reivindicação de cumprimento não se resume apenas aos órgãos públicos, mas estende-se também em um labor informativo dirigido aos próprios Advogados, detentores de papel ímpar na sociedade, uma vez que se fazem indispensáveis à administração da justiça.

Como amplamente visto pela sociedade brasileira, todas estas realizações apontam para um rumo – o de tornar a Advocacia cada vez mais forte – certamente a principal missão desta instituição.

A Ordem dos Advogados do Brasil é, reconhecidamente, a maior e mais importante instituição civil deste país, justamente por nutrir uma história sempre voltada aos ideais maiores, assim como praticado nesta sua 20ª Subseção – Varginha/MG.