OAB Varginha parabeniza a advogada Cristina Oliveira de Carvalho pelo lançamento de seu livro

A Diretoria da Vigésima Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais, parabeniza a advogada Cristina Oliveira de Carvalho, formada em Jornalismo e Direito, pelo lançamento da obra “Da concessão à flexibilização de direitos: perspectiva histórica da legislação trabalhista no Brasil”, publicada pela Editora LTr.

A obra é fruto da dissertação de mestrado da autora, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, da Unifal/MG – Universidade Federal de Alfenas.

O livro apresenta um panorama histórico da legislação trabalhista no Brasil, iniciando na Primeira República até a Reforma Trabalhista que ocorreu no ano de 2017.

A obra está estruturada em três capítulos, além da Introdução e das Considerações Finais. O primeiro capítulo traz um contexto histórico de criação da legislação trabalhista no Brasil, partindo-se da Primeira República até o Governo Getúlio Vargas, com a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, sendo esse o período de concessão de direitos. No segundo capítulo há uma abordagem acerca da trajetória da legislação após a criação da CLT até a Constituição Federal de 1988, passando pelas diversas alterações ocorridas no período de Ditadura Militar. No terceiro capítulo, parte-se para o período relativo ao aprofundamento da flexibilização de direitos no país, com as propostas de reformas na legislação trabalhista apresentadas pelo Governo Collor e as propostas e alterações que ocorreram durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, finalizando com a reforma trabalhista de 2017.

O livro é destinado não somente para profissionais e estudantes da área de Direito, mas a todas as pessoas que gostam e se interessam por História: “Os direitos trabalhistas fazem parte do nosso dia-a-dia. Todas as pessoas que trabalham ou que já trabalharam lidam com essas questões diariamente. Assim, o livro, que busca ter uma linguagem simples e acessível, é destinado a todos que têm interesse e curiosidade de saber um pouco mais sobre essa história”.

Alexandre Prado, Presidente da Subseção ressaltou a alegria no lançamento do livro e o orgulho em ter a advogada Cristina Oliveira de Carvalho inscrita nos quadros da Subseção e desejou sucesso profissional e pessoal na sua trajetória.