Entrevista com Alexandre Prado, Presidente da OAB Varginha, no Programa Fala Minas

No programa “Fala Minas”, o presidente da Vigésima Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais, Alexandre Prado, concedeu uma entrevista esclarecedora sobre o papel e as atividades da OAB na cidade. A entrevista abordou diversos tópicos relevantes, destacando a importância da OAB não apenas para os advogados, mas também para a comunidade em geral.

Alexandre Prado começou explicando a estrutura da OAB, mencionando que a OAB é uma instituição nacional, com Conselho Federal, Conselhos Seccionais em cada estado e subseções em cidades. Varginha é a vigésima subseção da OAB de Minas Gerais, atendendo tanto advogados quanto a população local.

Ele também explicou o processo de inscrição na OAB, que envolve estágios para estudantes de direito e exame para advogados após a formação. Enfatizou que a OAB desempenha um papel crucial na administração da justiça, sendo considerada indispensável à administração da justiça pela Constituição Federal.

Quando questionado sobre os trabalhos realizados pela OAB de Varginha, Alexandre Prado mencionou que os principais focos são as prerrogativas profissionais dos advogados, ética profissional e conhecimento. A subseção também realiza eventos e trabalhos sociais em prol da comunidade, incluindo comissões específicas, como a Comissão da Mulher Advogada.

Ele destacou o compromisso da OAB de Varginha em promover a igualdade de gênero, com a maioria das diretorias contando com 50% de mulheres. Além disso, ressaltou a importância de ouvir as demandas da advocacia e da comunidade para tomar ações eficazes.

Abordou os desafios enfrentados pela OAB de Varginha. Ressaltou a importância de manter a esperança entre os advogados e promover a união da classe em um cenário político desafiador. Ele destacou que a OAB deve trabalhar em prol dos advogados e da comunidade, com um espírito de positividade.

Por fim, mencionou projetos futuros, como a instalação da Nova Sede da OAB em Varginha, que incluirá espaços para atendimento à comunidade e um auditório para 800 pessoas.

A entrevista com Alexandre Prado mostrou a importância da OAB de Varginha não apenas como uma instituição para advogados, mas também como uma entidade comprometida com o bem-estar da comunidade e a promoção da justiça.

Assista a entrevista na íntegra clicando no link: