A OAB Varginha, por meio de sua Comissão de Cultura, realizou no dia 26 de novembro uma noite dedicada à arte, reflexão social e diálogo jurídico. O evento, intitulado “Mostra de Cinema com Roda de Conversa Jurídica”, ocorreu no Auditório da OAB Varginha e foi totalmente gratuito e aberto ao público.
A programação contou com a exibição de dois filmes produzidos no Sul de Minas e reconhecidos em festivais nacionais e internacionais:
•🎞️ “As Inventariantes”, dirigido por Nei Francisco, que aborda questões sensíveis como violência doméstica, eutanásia e os Estatutos da Pessoa com Deficiência e da Criança e do Adolescente.
•🎞️ “Legítima Defesa”, de Vic Kings, que apresenta uma análise provocante sobre o porte de arma no ambiente familiar e suas repercussões jurídicas e sociais.
Após as exibições, o público participou de uma roda de conversa jurídica, onde especialistas discutiram os temas levantados pelas obras, promovendo um espaço de troca e aprofundamento sobre questões contemporâneas que dialogam diretamente com o Direito e com a realidade social.
O secretário-geral da OAB Varginha, Dr. Daniel Brandão, destacou a relevância cultural e educativa da iniciativa e parabenizou o presidente da Comissão de Cultura, Dr. José Pedro Reis Baroni, pela realização do evento destacando que integrar arte, cinema e debate jurídico é uma forma poderosa de aproximar a sociedade do Direito e de fomentar reflexões profundas sobre temas que fazem parte do nosso cotidiano. Ressaltou ainda que a OAB Varginha tem orgulho de apoiar iniciativas que fortalecem a cultura, promovem conhecimento e estimulam o diálogo.
Respostas