1º Encontro OAB das pessoas com Deficiência de Varginha

1º Encontro OAB das pessoas com Deficiência de Varginha

Na manhã deste sábado (23) as pessoas com deficiência e seus familiares se reuniram para participar do “1º Encontro OAB das Pessoas com Deficiência de Varginha”, realizado através da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da 20ª Subseção da OAB de Varginha/MG. O encontro foi realizado em parceria com o grupo UNIS – Campus de Varginha.

O encontro marcou um momento histórico, não só pelo dia 21 ser o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas principalmente por ter sido o primeiro encontro que reuniu pessoas com Síndrome de Down, Autismo, Surdos e entre outras deficiências, além dos seus familiares e cuidadores, não só para momentos de descontração, mas também para obterem de forma gratuita acesso à informação jurídica, oficinas de arte e orientações variadas.

Embora seja impossível em poucas linhas descrever o sucesso do evento, não restam dúvidas que o encontro enfrentou o capacitismo e as barreiras atitudinais, promoveu a educação inclusiva, a empregabilidade, além de mostrar que as pessoas com deficiência podem participar em igualdade de condições em ocupações significativas, desde o trabalho e o lazer até as atividades diárias.
Podemos destacar alguns exemplos que abrilhantaram o encontro:

Um dos destaques foi “Lukinha”, artista plástico da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que demonstrou que seu talento artístico vai muito além de suas lindas pinturas em óleo sobre tela. Ele deu um show tocando gaita com os pés.

Outro destaque foi Oziel Faria, um Surdo que fez uma breve palestra motivacional em Libras com o tema “Como suportar seu chefe chato”. De uma forma muito bem humorada, Oziel contou uma fábula de um rei que queria ser retratado, porém tinha uma deficiência no nariz. Na fábula, o pintor sábio conseguiu destacar uma qualidade do rei que encobriu sua deficiência.

Não faltou animação quando o Mestre Claudião entrou em cena com apresentação de música. Sua energia positiva se espalhou em todo o evento, não só por sua apresentação, mas também por envolver cada um dos presentes. Ao final da sua apresentação, todos no evento se transformaram em uma “grande banda” e quem não tinha instrumento musical em sua mão participou de um “grande coral”.

Toda uma lateral do ginásio foi tomada pelo setor de Libras. Thiago Castro, que é surdo de nascença, é campeão brasileiro de ping pong e deu dicas para as crianças sobre o esporte. Também o UNIS, através do professor Gustavo contribuiu muito com a Oficina de Libras, para os que desejassem iniciar no idioma. E para os mais experientes, os Surdos e seus Intérpretes montaram um stand distribuindo gratuitamente dezenas de material em Libras sobre assuntos diversos que contribuíam para relacionamento interpessoal. O stand Jw.org exibiu o tempo todo, em Libras, temas como bullying, namoro, bebidas, relacionamento com os pais, etc.

E ainda, o Grupo Unis na pessoa da psicopedagoga Érica Resende demonstrou grande afinidade com o público ao executar as atividades de estimulação cognitiva e sensorial.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Subseção da OAB de Varginha Dr. Alexandre Prado, do Presidente da CAA Dr. Guilherme Maia, do Vereador e médico neuropediatra Dr. Lucas Gabriel e da responsável pela Educação Inclusiva nas escolas municipais – Roberta Barbosa da SEDUC.

Não podemos deixar de citar o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), SINDSERVA, Senac, CODEVA, Villa Consciência, W ooh+ e Olhos d’água Fotografias.

Em suma, gostaríamos de parabenizar a todos da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB Varginha/MG, na pessoa de sua Presidente, Dra. Gizelle Pressato por aceitarem o grande desafio de sensibilizar a sociedade e dar visibilidade para as pessoas com deficiência em Varginha. Que esse seja apenas o primeiro de inúmeros eventos semelhantes!

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *