Delegada da CAA Varginha e Vice-Presidente da Comissão Contra a Violência Doméstica da OAB Varginha, Dra. Paula Eugênio de Souza, Concede Entrevista 

Delegada da CAA Varginha e Vice-Presidente da Comissão Contra a Violência Doméstica da OAB Varginha, Dra. Paula Eugênio de Souza, Concede Entrevista 

A Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) de Varginha e Vice-Presidente da Comissão Contra a Violência Doméstica da OAB Varginha, Dra. Paula Eugênio de Souza, concedeu uma importante entrevista ao Jornal da EPTV, 1ª Edição. O tema abordado foi o alarmante crescimento dos casos de cárcere privado de mulheres no Sul de Minas, que registraram um aumento de 91% entre 2023 e 2024.

Durante a entrevista, Dra. Paula Eugênio de Souza esclareceu o que caracteriza o crime de cárcere privado, destacando que a privação da liberdade de uma pessoa contra sua vontade é uma grave violação dos direitos humanos e pode ter conexões diretas com a violência doméstica. Ela explicou a relação entre o cárcere privado e a Lei Maria da Penha, ressaltando que muitas vítimas são mantidas sob controle e isolamento por seus agressores, tornando-se reféns em seus próprios lares.

Além disso, a advogada enfatizou a importância da denúncia nesses casos. Segundo ela muitas vítimas têm dificuldade de buscar ajuda devido ao medo e à dependência emocional ou financeira de seus agressores. No entanto, ela reforçou que existem canais de apoio e que denunciar é fundamental para romper o ciclo da violência e garantir proteção às vítimas.

A entrevista reforçou a necessidade de conscientização e ação efetiva no combate à violência doméstica, destacando a importância da atuação conjunta da sociedade, órgãos de segurança e instituições jurídicas para garantir a proteção das mulheres e a aplicação da justiça.

A OAB Varginha segue empenhada em promover ações de enfrentamento à violência doméstica e no apoio às vítimas, fortalecendo o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *