OAB dialoga com Juizado Especial para tratar de assuntos de interesse dos dativos

OAB dialoga com Juizado Especial para tratar de assuntos de interesse dos dativos

Após demanda da advocacia dativa, o presidente da OAB, Guilherme Maia, e o ouvidor da Subseção, Cláudio Miranda, se reuniram com os juízes do juizado especial, Maurício Navarro e Morvan Acayaba, além da Servidora, Maria da Glória Cunha.

Ambos os Magistrados ajustaram que as partes representadas por dativos, serão intimadas pessoalmente da nomeação, inclusive como uma forma de preservá-las e protegê-las do famigerado “golpe do falso advogado”.

Além disso, será colhida uma certidão das partes que forem representadas por dativos, informando-as que o serviço é gratuito e que serão intimadas quando da nomeação de um defensor.

Outro tema debatido é que nas execuções das certidões dos dativos, CPHA, a advocacia poderá requerer nos próprios autos que o Estado comprove o recolhimento previdenciário, retido na fonte, pois o Estado de Minas Gerais, apesar de fazer a retenção, recolhe a contribuição por DARF avulsa, e não através do E-SOCIAL, o que impede o dativo de aproveitar o recolhimento em sua previdência social.

Foi pedido pelos Magistrados e pela servidora Maria da Glória que fosse levado ao conhecimento de todos que os advogados dativos não podem substabelecer, não necessitam juntar procuração e não podem pedir a expedição de alvará em nome próprio.

A OAB esclareceu que já recebeu as novas listas da advocacia dativa que serão encaminhadas em breve para a Justiça local.

A OAB Varginha agradece a acolhida amistosa dos Magistrados, o que fortalece cada vez mais as ações institucionais.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *