OAB Varginha se manifesta ante solicitação da 1ª Vara Criminal, acerca das audiências presenciais

OAB Varginha se manifesta ante solicitação da 1ª Vara Criminal, acerca das audiências presenciais

Na última segunda-feira (16), o Presidente da Subseção, Dr. Alexandre Prado, recebeu o Despacho subscrito pelo MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Varginha, Dr. Tarciso Moreira de Souza, autorizando a participação dos réus presos nas audiências de forma telepresencial, desde que observadas as orientações do GMF.

O r. Despacho foi uma decisão precária, sendo concedido um prazo de 5 dias para o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil se manifestarem.

Em resposta ao r. Despacho, com a devida vênia, o Presidente da Subseção protocolou, na data de ontem (18), o posicionamento da OAB Varginha no sentido de, quando da designação da audiência de instrução, intimar os defensores, no prazo de cinco dias, para informar se há oposição à audiência presencial (que deverá ser regra, considerando o art. 185, § 2º do CPP), ocasião em que concordes as partes e o Ministério Público, não haverá prejuízo de se realizar o ato por videoconferência, observada a Portaria da Corregedoria-Geral de Justiça nº 6.710, de 5 de março de 2021.

A solução apresentada pela Subseção viabiliza a organização da pauta de audiência, reduzindo os problemas apresentados pela Unidade Prisional e garantindo o direito aos réus presos, além de ir ao encontro com a logística de julgamentos do E. TJMG e da Turma Recursal do grupo jurisdicional de nossa Comarca.

O Presidente da Subseção, Dr. Alexandre Prado, afirma que a OAB Varginha continuará trabalhando incansavelmente em busca da melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais, estando a Diretoria Subseccional sempre aberta a reivindicações, lutando efetivamente pela garantia das Prerrogativas Profissionais de toda a Classe.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *