Ações afirmativas: Saiba mais:

Ações afirmativas: Saiba mais:

O mês das mulheres foi repleto de homenagens e atividades voltadas à mulher e ao fortalecimento da luta de gênero.

E, tratando-se de lutas, importante ressaltar o tema das Ações afirmativas.

As ações afirmativas nada mais são que políticas públicas voltadas a reparar as desigualdades presentes na sociedade, tais como: Cotas, empréstimos e fundos de incentivo, ordens e requisitos de participação mínima em âmbitos políticos e coorporativos, dentre outras.

Fazendo um recorte racial, as ações afirmativas vislumbram oferecer a equidade as desigualdades raciais presente em nossa sociedade, acumuladas ao longo dos anos.

Aos poucos, mulheres negras vêm se destacando nas Universidades Públicas. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2021, que 27% dos estudantes são mulheres negras ao passo que apenas 3% das mulheres negras ocupam cadeiras nas Câmeras dos Deputados.

Faz-se necessário garantir o acesso das mulheres negras em espaços privados e públicos e ao mesmo tempo tomar políticas de acolhimento e permanência.

As ações afirmativas não devem ser interpretadas como privilégios, vez que sua atuação age a favor de determinada parcela social que há anos permanece em contínua situação de discriminação e exclusão. Assim, as medidas são atos reais de reparação e garantia efetiva de direitos fundamentais.

O caminho da justiça social exige que todos tenham conhecimento e consciência das estatísticas e evidentes desigualdades presentes em nossa sociedade. Assim, somente após identificar e reconhecer as falhas, será possível consolidar planos de desenvolvimento nacional que promovam a justa equidade.

FONTE: UOL
ELABORADO POR: MARINA CEZÁRIO E JAQUELINE DAMASIO
Imagem: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/mulheres-negras-nas-tecnologias-porque-tao-poucas

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *