Golpes Disfarçados: Delegado da CAA Varginha, Dr. Guilherme Maia, Alerta para Fraudes em Processos Jurídicos

No último dia 25 de janeiro de 2023, o Dr. Guilherme Maia, Delegado CAA Unidade de Varginha, concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal da EPTV, alertando sobre uma prática criminosa cada vez mais comum: criminosos se passando por advogados em processos judiciais para extorquir dinheiro.

A disseminação irresponsável de dados em sites de vendas online tem contribuído para o aumento dessa prática delituosa, conforme destacou o Delegado Maia. Ele ressaltou que os criminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados, muitas vezes obtendo acesso ilegal a bancos de dados. Esse acesso facilitado às informações disponíveis na rede proporciona diversas maneiras para que os criminosos identifiquem alvos vulneráveis nos processos judiciais.

O Dr. Guilherme Maia salientou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como uma ferramenta essencial no combate a essas fraudes. Ele enfatizou que é crucial que as pessoas estejam atentas e adotem medidas de precaução antes de realizar qualquer depósito em nome de advogados.

Entre as recomendações do Delegado, destaca-se a orientação para que os cidadãos não confiem em mensagens de aplicativos. Caso recebam solicitações de depósito de valores, é fundamental entrar em contato diretamente com o advogado responsável pelo caso, verificando a veracidade da mensagem. Ele alertou ainda sobre propostas mirabolantes, ressaltando a necessidade de checar as informações nos bancos de dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado ou da OAB Federal.

“Sempre tenham muito cuidado. Registrem qualquer tentativa de golpe junto à polícia e em caso de dúvidas, entrem em contato com a Seccional mineira da OAB pelo site www.oabmg.org.br”, reforçou o Delegado Maia.

A entrevista do Dr. Guilherme Maia serve como um alerta valioso para a sociedade, destacando a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas no ambiente jurídico, visando a proteção dos cidadãos contra golpes disfarçados.

Acompanhe a matéria na íntegra: