Representante da OAB Varginha é eleito Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Varginha

Em uma notável demonstração de liderança e comprometimento com a saúde pública, Cláudio Miranda, representante e ouvidor da OAB Varginha, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde de Varginha para o período de 2024 a 2025.

Esta eleição marca a continuidade do envolvimento de Cláudio Miranda em cargos de relevância na área da saúde, tendo já presidido o Conselho entre 2018 e 2019, e novamente entre 2020 e 2021. Durante seu mandato anterior, desempenhou um papel crucial no Gabinete Municipal de Crise, contribuindo significativamente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado e deliberativo, estabelecido pela Lei 8142/1990. É composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, desempenhando um papel vital na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, incluindo aspectos econômicos e financeiros.

A nova mesa diretora, presidida por Cláudio, é composta por figuras notáveis da comunidade de saúde: Talma Alves Ferreira, da Pastoral da Saúde, como vice-presidente; Thaís Corcetti, da OAB, como 1ª Secretária; Brígida de Fátima Batista Gomes, do FHOMUV/Hospital Bom Pastor, como representante dos gestores; Edna Miyoco Yano, como 1ª tesoureira; e Luiz Paulo Riciputi, superintendente Regional de Saúde, como 2º tesoureiro.

O presidente da OAB Varginha, Alexandre Prado, ao parabenizar os eleitos, destacou: “Estamos imensamente orgulhosos de Cláudio Miranda e todos os membros da nova mesa diretora. Sua eleição é um testemunho da confiança e do respeito que conquistaram na comunidade. A experiência e dedicação deles são fundamentais para fortalecer nosso sistema de saúde pública, e sua liderança será crucial para os avanços na saúde em Varginha.”

Esta eleição reflete o compromisso contínuo da OAB Varginha com a participação ativa e efetiva na gestão da saúde pública, reafirmando o papel vital da advocacia na promoção do bem-estar e dos direitos dos cidadãos.